Conheça os segredos da linha Atérmica: um guia completo!

Atérmica é um sucesso absoluto em projetos de áreas externas de alto padrão: os pisos da linha possuem propriedades que retém menos calor e textura antiderrapante, proporcionando muito mais conforto e segurança para você e toda a sua família.

Mas, você sabe quais são as características desse tipo de piso, e as principais dicas para conservá-lo durante e após a instalação?

Preparamos um texto completo em nosso contando todos os segredos sobre a consagrada linha da Castelatto. Continue lendo e saiba mais!

O que é o piso atérmico

O piso atérmico é um revestimento que possui textura porosa, ou seja, vários “furinhos” em sua superfície. Essa porosidade o torna antiderrapante, uma característica essencial para locais expostos à água, como áreas externas e, principalmente, espaços de lazer com piscina.

Além da textura, a tecnologia aplicada na produção de um piso atérmico favorece a dissipação mais rápida da temperatura, evitando que o calor fique retido na superfície. Sendo assim, você e sua família podem sair da piscina e andar tranquilamente, com a segurança de que ninguém irá queimar os pés ou escorregar no momento de lazer.

Quais os principais diferenciais da linha Atérmica?

  • Ampla disponibilidade de formatos para acabamentos e bordas, permitindo paginações contínuas que tornam o design mais bonito e elegante. Os acabamentos arredondados, além de permitirem a criação de projetos ousados, proporcionam mais segurança, evitando ângulos vivos nas bordas de piscina.
  • Todas as 6 cores disponíveis são elegantes e atemporais, podendo compor projetos de diferentes estilos. Os tons não desbotam sob a exposição às intempéries, pois são utilizados pigmentos inorgânicos de alta resistência e durabilidade na fabricação das peças da linha.
  • A textura suave do piso, fabricado em concreto arquitetônico, proporciona uma experiência que garante muito mais conforto sensorial. O acabamento aveludado e agradável ao toque evita que as roupas de banho sejam danificadas, por exemplo.

Qual a indicação de uso?

O piso atérmico pode ser usado em qualquer ambiente externo, como áreas de lazer, bordas de piscina, clubes, entradas, etc. É mais comum que os clientes optem por utilizá-lo no espaço de lazer, local onde suas melhores características são plenamente aproveitadas, garantindo muita funcionalidade.

Como aplicar e limpar pisos atérmicos?

Um material tão funcional demanda alguns cuidados desde a aplicação: afinal, queremos aproveitar o melhor do produto, certo? Para garantir o melhor resultado, confira o passo a passo para aplicação, limpeza e conservação de pisos atérmicos.

  • Se possível, deixe a aplicação da linha Atérmica como última etapa dos acabamentos da obra, para evitar danos devido a circulação ou uso de outros materiais;
  • Também recomendamos que o paisagismo da área já esteja pronto: a terra possui óxido de ferro e pode causar manchas avermelhadas em contato com o piso;
  • Garanta que o contrapiso esteja perfeitamente regularizado, limpo, impermeabilizado e seco – recomendamos uma cura mínima de 21 dias antes da aplicação, para evitar eflorescências e manchas;
  • Elimine qualquer sujidade que possa estar na face de aplicação das peças de revestimento;
  • Para o assentamento, recomendamos argamassa colante flexível, específica para grandes formatos. Se o piso for claro, dê preferência para a argamassa branca;
  • Após o assentamento, respeite o tempo de liberação de tráfego;
  • Na hora de rejuntar, atenção: proteja as áreas próximas ao rejuntamento com uma fita crepe larga – assim, é possível evitar a obstrução dos poros, essenciais à função antiderrapante;
  • Remova essa fita tão logo o rejuntamento seja feito;
  • Recomenda-se deixar toda a área revestida protegida por um plástico até o final da obra, para evitar contato com sujeiras. Nunca utilize papelão, pois, em caso de umidade, o material pode causar manchas no piso;
  • No pós-obra, a limpeza deve ser feita com detergentes alcalinos, seguindo as instruções do Manual de Instruções Técnicas (clique aqui para baixar). Caso haja alguma mancha mais resistente ou dúvida específica, não deixe de entrar em contato com o nosso SAC para recomendações.

Impermeabilização de pisos atérmicos

Por sua característica porosa, os pisos da linha Atérmica precisam ser impermeabilizados. Para isso, a recomendação é utilizar um impermeabilizante oleofugante, evitando a absorção de líquidos que possam causar manchas profundas no piso. Além de garantir a impermeabilização, essa etapa não muda as características do piso, diferentemente de produtos como verniz ou resina. O impermeabilizante oleofugante não amarela sob o sol, não craquela e não altera a estética do material.

Para a aplicação do impermeabilizante, é essencial que o piso esteja completamente limpo e seco. Garanta, também, que não haja nenhuma mancha, pois, após a aplicação do produto, não será mais possível remover as sujidades.

Além de todas essas dicas, recomendamos que escolha bons profissionais e baixe os guias de assentamento disponíveis para download aqui em nosso site. Depois, é só aproveitar os melhores momentos com os amigos e a família.

Esperamos que aproveite o conteúdo!

Para conferir inspirações com a Linha Atérmica e outros produtos Castelatto diariamente, acompanhe as nossas redes sociais!

Notícias Relacionadas