Tendências de arquitetura 2020: fique por dentro de tudo!

O ano de 2020 mal começou e já surgiram diversas tendências de arquitetura que irão inspirar os projetos que serão feitos durante o ano, além, é claro, de muitos lançamentos de produtos. Então, para acertar na hora de criar ou escolher os materiais do seu próximo projeto, fique atento nessas tendências que a Castelatto selecionou para você!

Cores, cores e mais cores

Em 2020, as cores vêm com tudo nos projetos de arquitetura. Despertando emoções, significados e dando vida aos ambientes, as cores estarão em todos os lugares, desde os revestimentos até os itens de decoração.

Deixe de lado o ar impessoal dos tons neutros e inspire-se para criar espaços personalizados, renovados e surpreendentes.

Uma sala de jantar cheia de cores e com mais vida, graças ao revestimento Antique Colors Abstract que deu ao ambiente um charme único. Produção Castelatto / Foto Favaro Jr.
Não podemos negar que o azul faz toda a diferença na decoração deste quarto. A parede com o revestimento Segmentos Colors Deep Night Blue fica ainda mais charmoso sob iluminação. Produção Castelatto – Foto Favaro Jr.

Materiais naturais

Os materiais naturais como bambu, pedra, lã, couro, palha, vime e barro, e cores básicas da natureza, como verde, azul e marrom já estão em alta há algum tempo, mas em 2020 essa tendência ganha ainda mais força nos projetos arquitetônicos.

A utilização desses materiais aparece nos projetos para garantir mais proximidade com a natureza, tranquilidade e simplicidade, sem deixar de lado a beleza e a elegância dos projetos mais tradicionais, é claro.

A varanda com diversos elementos naturais nos móveis e no teto fica ainda mais beça com o piso Grezzo na cor Chumbo. Projeto: Arquiteta Eloisa Bonini / Foto: Favaro Jr.

Design biofílico

A arquitetura e o design de interiores não focam penas na beleza, mas também na criação de ambientes mais aconchegantes e que transmitam boas sensações aos usuários. Ao encontro dessa tendência, 2020 é o ano em que o “natural” ganha ainda mais força nos projetos.

O design biofílico, no qual elementos naturais fazem parte da decoração e composição do ambiente, é uma forte tendência de arquitetura para este ano. Ambientes que remetem à natureza transmitem serenidade e bem-estar, além de dar mais vida ao ambiente, deixando de lado a frieza de pedras e porcelanato.

Na CasaCor Ribeirão Preto, o ambiente de AC Arquitetura e Tropicália Paisagismo com o elemento vazado Synus ganhou mais vida e charme com o verde das plantas. Foto de Favaro Jr.

Design sensorial

Porque só olhar, se podemos tocar? O sentido do tato vem conquistando a mesma atenção da visão. O design sensorial, cheio de texturas, vai ao encontro de todas as outras tendências de arquitetura para 2020. O efeito texturizado estará presente nas paredes, no teto, no piso e no mobiliário.

A ideia é valorizar o aspecto original do produto a partir de um acabamento simples e discreto e garantir ao ambiente mais vida e movimento, saindo das paredes brancas e opacas.

Salta aos olhos a rusticidade do Mosaico Etrusco Cinza, convidando os visitantes a tocar o revestimento e sentir sua textura de veios marcantes. A bela sala de jantar é da Arquiteta Alessandra Voitena, com foto de Rogerio Cajui.

Sustentabilidade

Projetos sustentáveis nunca saem e nem devem sair das tendências em arquitetura. Baixo consumo de energia, captação de água, materiais desenvolvidos sem agressão a natureza, entre outras questões, se tornaram essenciais para a criação de projetos sensatos e de acordo com a realidade mundial, valorizando sempre a beleza e estética dos ambientes.

Na área externa projetada da Arquiteta Renata Buischi, o piso permeável Ekko Plus permite a captação de água da chuva para reutilização na irrigação do jardim. Foto de Júnior Fiocco.

Para projetar essas e outras tendências de arquitetura para 2020, a Castelatto disponibiliza diversas linhas de produtos que deixarão os seus projetos mais belos, elegantes e charmosos. Vocês já conseguem apostar em quais dessas tendências estarão nos nossos lançamentos para a Expo Revestir 2020?

Notícias Relacionadas