Ambientes multifuncionais: como montar e aproveitar melhor os espaços?

Confira dicas para transformar e integrar ambientes de acordo com o seu estilo de vida

As mudanças na rotina pelas quais todos passamos nos últimos meses acabaram trazendo muitas tarefas do cotidiano para dentro de casa.  

A necessidade do home-office, a busca pela adaptação à nova rotina e a intenção de proporcionar ambientes mais acolhedores abriram espaço para a tendência dos ambientes multifuncionais. 

Especialmente depois da pandemia, ficou evidente a importância de fazer do lar um local que proporcione prazer e satisfação. Afinal, agora, a situação é oposta ao habitual: muitas pessoas passam o dia todo em casa, trabalhando, estudando, curtindo os momentos de lazer, se alimentando e descansando. 

O que são ambientes multifuncionais?

Ambientes multifuncionais são espaços que permitem usos adicionais, além daqueles para os quais foram originalmente criados. Por exemplo: uma sala de estar foi pensada, inicialmente, para receber pessoas e conversar. Dentro de uma dinâmica de ambiente multifuncional, essa mesma sala de estar passa a integrar um espaço para trabalhar ou, ainda, um espaço gourmet.

É preciso criatividade para conseguir que os espaços conversem entre si e permitam o perfeito desempenho das atividades para as quais foram planejados. Isso significa que uma sala + home office, por exemplo, precisa ser harmoniosa e bem decorada, mas também deve favorecer o descanso e o trabalho. 

Uma função não pode anular a outra – elas devem se complementar dentro de um mesmo ambiente. 

Projetos inspiradores

A integração de ambientes precisa ser planejada para combinar layout, revestimento e mobiliário. A ideia é que, em conjunto, todos esses elementos atendam exatamente à proposta desejada pelo cliente, que pode variar de acordo com a necessidade. Esses elementos também são fundamentais para diferenciar cada espaço e suas funções.

Sala de estar + sala de jantar + cozinha

Neste projeto, o ambiente integrado permite inúmeras possibilidades em um único cômodo. Com um décor clássico e charmoso, o conceito aberto permite observar a mesa de jantar, a sala de estar e ainda a cozinha, acompanhada de uma bancada para fazer refeições menores.

Revestimento Castelatto: Apparente Cinza
Responsável pelo projeto: Arquiteta Thaisa Bohrer
Foto: Fellipe Lima

Ainda inspirado no conceito de sala de jantar integrada à sala de estar, nesse projeto podemos ver a demarcação dos ambientes de maneira clara, com a ajuda dos móveis e da composição.

Piso Castelatto: Crystalli Rolatto Polido
Responsável pelo projeto: Arquitetas Andressa Lima e Larissa Mafra
Foto: Studio Ladislau

Com um toque mais rústico e biofílico, este décor é uma inspiração para ambientes pequenos que precisam ser readaptados. Uma perfeita harmonização entre cozinha, sala de estar e sala de jantar.

Revestimento Castelatto: Ecobrick Stone Grigio
Responsável pelo projeto: GP STUDIO DESIGN
Foto: Favaro Jr.

Quarto + sala de estar + home office

Neste projeto, a união do quarto com a sala de estar favorece um espaço de descanso e descontração. O décor moderno também indica versatilidade na combinação do revestimento com o mobiliário.

Revestimento Castelatto: Apparente Cinza
Responsável pelo projeto: Arquiteta Rafaella Bittencourt
Foto: Victor Muzzi

Nessa inspiração, o ambiente de trabalho passa a integrar a sala de estar. Em uma combinação harmoniosa e sutil, os espaços se complementam perfeitamente.

Piso Castelatto: Crystalli Rolatto Polido Branco
Responsável pelo projeto: Multi Arquitetura
Foto: Ph Nunes

Por fim, aqui temos uma combinação entre quarto, sala de estar, biblioteca e home office. A disposição da mobília e o aproveitamento do espaço compõem um ambiente aconchegante e multifuncional. O projeto impecável de iluminação também contribui para um espaço mais harmonioso e acolhedor. 

Os projetos acima mostram que, independentemente do tamanho do espaço, é possível torná-lo multifuncional sem abrir mão do requinte. As possibilidades são infinitas: alguns projetos também podem integrar ambientes como varanda e espaço gourmet, por exemplo.

Gostou das inspirações? Conheça as opções de pisos e revestimento da Castelatto para compor ambientes multifuncionais ainda mais sofisticados!

Notícias Relacionadas