Castelatto recebe Certificação de Qualidade sob as normas da ABNT

Visando sempre garantir a qualidade dos pisos e revestimentos, a Castelatto é participante do PAQ – Programa de Avaliação de Qualidade da SINAPROCIM (Sindicato Nacional da Indústria de Produtos de Cimento) e ABRASPLAC (Associação Brasileira do Segmento de Placas Cimentícias para Revestimentos).


No mês de setembro, revalidamos nossa Certificação para os dois segmentos de produtos que englobam o programa de avaliação de Qualidade sob as normas da ABNT, programa existente à mais de um ano, que reforça nosso posicionamento no uso de tecnologias, atestando a qualidade e resistência das nossas linhas de pisos em concreto arquitetônico.

Como são feitas as certificações PAQ?

As certificações tiveram como requisitos duas normas ABNT, que estabelecem os métodos de ensaio e as condições de recebimento do sistema de piso elevado de placas de concreto. 

O processo de certificação consistiu na avaliação em laboratório credenciado, o ABCP (Associação Brasileira de Cimento Portland), que extraiu amostras de produtos retirados de diferentes lotes de produção pela equipe de auditoria do laboratório. 

Vale reforçar que, em caso de reprovação em algum requisito de ensaio, uma nova contraprova é analisada e, se houver nova reprovação, o fabricante deverá realizar as adequações técnicas necessárias para atendimento aos requisitos.

Após a realização de testes em três diferentes amostragens de produção, a Castelatto recebeu o certificado de conformidade, demonstrando na prática que seus processos produtivos estão alinhados às exigências do mercado.

As amostras são ensaiadas de acordo com as metodologias definidas nas Normas ABNT, que são:

– Pisos Assentados: ABNT NBR 16790:220

– Pisos Elevados: ABNT NBR 15805:2015

Por que a certificação PAQ é importante? 


As maiores Construtoras do país solicitam os laudos de ensaios de atendimento às normas como praxe para assegurar a confiabilidade e desempenho do material em suas obras. 

Através do certificado PAQ, a Castelatto tem seus pisos automaticamente homologados, bastando apenas apresentar as revalidações dos certificados, que são renovados trimestralmente.

Participar de um programa de qualidade reforça nosso compromisso em entregar a mais alta qualidade de pisos e revestimentos em concreto arquitetônico. Por isso, apoiamos iniciativas que visem estabelecer regulamentações e que tragam ainda mais segurança na escolha dos produtos Castelatto.

Para saber mais sobre o universo Castelatto e aplicações dos nossos produtos, acompanhe-nos nas redes sociais!

Certificação de Qualidade sob as normas da ABNT

Notícias Relacionadas