O que é um projeto de arquitetura sustentável?

Um dos responsáveis pelos maiores impactos causados à natureza são as grandes construções como edifícios, que chegam a consumir mais de 50% da energia usada nos países desenvolvidos e produzem mais da metade dos gases que prejudicam e modificam o clima.

Pensando no bem do planeta, projetos sustentáveis surgiram para evoluir os edifícios como obra de arte e parte de um habitat vivo, do qual deverá fazer parte de todo o sistema como o clima, a sociedade, ao planeta. Esse é o grande desafio para os projetos sustentáveis nos dias atuais.

A arquitetura sustentável deve seguir todo um ciclo de vida , incluindo a construção, o seu uso, toda a manutenção até a sua reciclagem ou demolição.  

Todo o projeto deve estar comprometido com o meio ambiente, causando o menor impacto possível e gerando ganhos sociais. Veja um dos princípios básicos para o projeto:

  • Avaliação do impacto sobre o meio em toda e qualquer decisão, buscando evitar danos ao meio ambiente, considerando o ar, a água, o solo, a flora, a fauna e o ecossistema;
  • Implantação e análise do entorno;
  • Seleção de materiais atóxicos, recicláveis e reutilizáveis;
  • Minimização e redução de resíduos;
  • Valorização da inteligência nas edificações para otimizar o uso;
  • Eficiência energética com ênfase em fontes alternativas;
  • Redução do consumo de água;
  • Qualidade ambiental interna;
  • Arquitetura bioclimática.

Uma construção sustentável traz diversos benefícios para todo o ecossistema, desde os residentes até o meio ambiente. Uma casa clara, termicamente confortável e ainda que gaste pouca energia e água é o sonho de muitas pessoas.

Além de ajudar o meio ambiente, o projeto pode ganhar um visual moderno e bonito, por exemplo, utilizando revestimentos que também obedeçam estas regras como fez a Castelatto. A tecnologia Denox traz diversos benefícios, não agride o meio ambiente e ainda deixa a sua casa mais bonita.

Esta tecnologia consiste na degradação do NOx (óxidos e dióxidos de nitrogênio) convertendo em nitratos, reduzindo em até 40% da poluição onde os produtos desta tecnologia são aplicados, quando eles entram em contato com estes produtos, o fotocatalisador Dióxido de Titânio possibilita a reação química convertendo o NOx em nitratos, que servem de adubo para as plantas realizarem a fotossíntese. Claro, isso depende da umidade, luz solar e da concentração de contaminantes.

Os revestimentos com Denox, podem ser utilizados em fachadas de prédio, pavimentação de calçadas, praças, áreas de lazer e ruas próximos ao tráfego intenso.

A arquitetura sustentável não gera um aumento no preço desde que seja implementado na concepção do projeto, podendo até reduzir em alguns casos. Ser economicamente viável é um dos fatores para a condição de sustentabilidade.

Notícias Relacionadas