Como escolher o melhor piso para áreas externas?

Confira dicas para optar pela melhor opção, de acordo com as necessidades de cada projeto!

Ao planejar um novo projeto de arquitetura e decoração, muitos detalhes devem ser observados para que tudo seja perfeito. Na hora de decidir os pisos e revestimentos utilizados na área externa, não é diferente – a escolha do material deve atender as necessidades estéticas, mas também apresentar funcionalidade e resistência adequadas para cada finalidade.

Uma realização importante como a construção de um sonho merece todo o cuidado e atenção. Pensando nisso, a Castelatto preparou um guia para ajudar na escolha de pisos para áreas externas, com o apoio do arquiteto Gustavo Arbex, da GRBX Arquitetos.

Continue lendo!

Especificações de pisos para ambientes externos

Segundo Gustavo Arbex, é necessário entender quais serão os usos da área externa, para que a escolha seja assertiva. Fatores como abrasividade, resistência mecânica e permeabilidade devem ser cuidadosamente analisados, em consonância com a estética desejada para o ambiente.

Para o arquiteto, a composição estética deve estar alinhada aos desejos do cliente. Por exemplo: alguns espaços pedem por um design mais rústico, enquanto outros projetos podem se beneficiar de uma área mais delicada e clean. No entanto, o importante é que, além das escolhas estéticas, o piso deve sempre trazer as propriedades funcionais adequadas.

“Pisos de garagem, por exemplo, precisam ser resistentes a cargas móveis e impactos”, explica o arquiteto. “Para bordas de piscina, o piso deve ser antiderrapante e não absorver o calor, enquanto para uma área social, podemos chegar em propriedades estéticas diferentes, levando em conta a menor necessidade técnica”, exemplifica.

Gustavo conta, inclusive, sobre dois projetos complexos que realizou, que demandaram propriedades bastante específicas para a aplicação do piso. Nestes projetos, ele pode contar com algumas das soluções Castelatto para pisos.

“Em uma residência de veraneio com uma grande área ensolarada em região de poucas chuvas e calor intenso, indicamos o piso Atérmica por ter um baixo grau de absorção de calor, trazendo conforto térmico ao pisar. Além disso, ele conta com propriedade antiderrapante, tão necessária em áreas com presença de água”, explica Arbex.

Em uma residência de veraneio com uma grande área ensolarada em região de poucas chuvas e calor intenso, indicamos o piso Atérmica por ter um baixo grau de absorção de calor, trazendo conforto térmico ao pisar. Além disso, ele conta com propriedade antiderrapante, tão necessária em áreas com presença de água
Produto: Atérmica Branco
Projeto: Gustavo Arbex
Foto: Favaro Jr.

“Já no projeto da loja conceito da Castelatto em Poá, utilizamos o Ekko Plus com altura adequada à altas cargas na região da calçada, onde além de pedestres, recebemos veículos. Vale mencionar a propriedade drenante que ele possui, que era um ponto exigido pela prefeitura local”, finaliza.

O que observar ao aprovar um projeto de área externa

Arbex pontua que, ao aprovar o projeto executivo de uma área externa, é necessário que o cliente esteja atento aos detalhes construtivos que o compõem, avaliando as necessidades técnicas do projeto, além da questão estética. “Caso o produto não tenha sido bem especificado, projetado ou instalado, diversas ações com grande impacto podem ocorrer”, pontua. “Por exemplo, um contrapiso com caída para o sistema de drenagem, irá garantir o escoamento adequado da água, mas a escolha correta de canaletas, bordas e arremates farão a composição para que o conjunto todo tenha um bom desempenho”.

Quais materiais escolher?

Em relação ao concreto arquitetônico, utilizado na fabricação dos produtos Castelatto, Arbex dá sua opinião: um produto versátil, que se adequa aos mais diversos projetos.

“Seja na parte estética, com muitos tipos de acabamentos, cores e texturas; seja na parte técnica, com vantagens mecânicas, de abrasividade e de permeabilidade, conseguimos utilizar o concreto arquitetônico para cada projeto e necessidade de cada ambiente”, pontua.

Além do concreto arquitetônico, diversos outros materiais podem ser aplicados na composição do piso para áreas externas. Preparamos um guia completo sobre o assunto, abordando alguns dos materiais mais utilizados no mercado, considerando diversas variáveis que podem se apresentar em um projeto. Confira o infográfico CLICANDO AQUI.

Esperamos que tenha aproveitado o conteúdo! Se você ainda tem dúvidas sobre o que é o concreto arquitetônico e como ele pode ser aproveitado em sua obra, CLIQUE AQUI.

Para conferir diariamente inspirações com os revestimentos Castelatto, acompanhe as nossas redes sociais!

Notícias Relacionadas