Revestimentos para Cozinha: dicas e inspirações!

Na hora de decorar, a cozinha também merece atenção especial! Confira uma seleção de dicas e inspirações este espaço tão importante

A cozinha é muito mais do que um local para o preparo de refeições, mas um dos ambientes mais afetivos de uma casa – além de ser um dos cantinhos favoritos no dia-a-dia, o espaço costuma ser o cenário de momentos de descontração junto a amigos e família. 

Um espaço tão especial, que acomoda pessoas importantes e proporciona momentos inesquecíveis, merece um décor a altura. Pensando nisso, preparamos algumas dicas importantes e inspirações incríveis para garantir que o cômodo apresente um visual aconchegante, convidativo, bonito e funcional. Vamos lá? 

Inspiração para uma cozinha no estilo industrial, com destaque para o revestimento Apparente. Projeto: Arquiteta Fernanda Bertolla | Foto: Favaro Jr.

Como escolher o revestimento para a cozinha? 

Para acertar na decisão, a mesma dica vale para todos os ambientes da casa: escolher o revestimento de acordo com o gosto pessoal daqueles que irão usufruir do espaço na maior parte do tempo. Isso garante que o décor seja autêntico e represente os moradores da casa – afinal, lembre-se que ambientes contam histórias!

Além disso, a composição do projeto de decoração deve harmonizar os outros elementos do espaço, como móveis e eletrodomésticos maiores – a geladeira e o forno, por exemplo. 

Tão importante quanto a estética, é a funcionalidade: o revestimento desejado deve apresentar, também, praticidade e resistência, pois a cozinha é um dos ambientes mais utilizados da casa. Sendo assim, vantagens como durabilidade e facilidade na limpeza são pontos a serem observados. 

Uma boa dica para ajudar na escolha é optar por uma composição que harmonize as paredes e o piso: unificando a paleta de cores, é possível diversificar formatos e acabamentos, sem abrir mão da atmosfera clean que torna o ambiente mais agradável. 

A cozinha clean apresenta uma paleta de cores claras, onde o destaque fica para a volumetria imponente do revestimento Theo. 
Projeto: Perpha Arquitetura | Foto: Ronaldo Rizzuti

5 dicas para escolher o revestimento ideal para a sua cozinha

  1. Opte por revestimentos que retenham menos água, ou faça a impermeabilização dos materiais
  2. Considere o tamanho da cozinha no momento da escolha: ambientes pequenos podem ficar muito carregados com peças grandes
  3. Se optar por mais de um modelo de revestimento, escolha aqueles que harmonizam entre si
  4. Busque referências, mas seja criativo – imprimir a sua personalidade no espaço pode resultar em um projeto magnífico!
  5. Faça questão da qualidade: um bom revestimento pode durar por décadas após a aplicação. Os revestimentos Castelatto são produzidos em concreto arquitetônico, material que garante mais resistência, cores mais uniformes e maior durabilidade. 

Agora que você já sabe como escolher o revestimento ideal para a sua cozinha, apresentamos algumas inspirações incríveis para servir de referência. Esperamos que aproveite!

O ambiente integrado conta com a volumetria do revestimento Origami. A paleta clara é destacada por pontos estratégicos de cores intensas. 
Projeto: Arquiteta Mariele Brisola | Foto: Tales Henn

O ambiente apresenta uma belíssima harmonia de cores, mesclando tons claros e vivos. O revestimento Rigatto confere um toque de sofisticação ao espaço. 
Projeto: Arquiteta Erica Salguero | Foto: Renato Navarro

Mais uma inspiração com Rigatto, agora na cor Calacatta, que remete aos mármores italianos. Os veios em cinza harmonizam perfeitamente com os móveis e a bancada. 
Projeto: Arquiteto Alan Costa | Foto: Rogério Maranhão

A belíssima sala de jantar integrada a cozinha apresenta uma atmosfera fresh e acolhedora: o design biofílico do revestimento Moss proporciona um agradável contato com a natureza. 
Projeto: Arquiteta Virginia Albertini | Foto: Julio Buccier

As linhas contínuas do revestimento Lyon proporcionam paginações únicas! Desta forma, a cozinha ganhou um toque criativo e moderno. 
Projeto: Escritório Frezza & Figueiredo | Foto: Favaro. Jr.

Cozinha que esbanja criatividade ao aliar elementos modernos à rusticidade marcante do revestimento Pedra Puglia. Inspire-se!
Projeto: Arquiteta Carolina Gehlen | Foto: Claudio Fonseca

O moderno projeto explora a atmosfera jovial proporcionada pelo painel geométrico revestido com Polygon. Projeto: Truvian Arquitetura | Foto: Matheus Hilleshein

Um ambiente minimalista, sofisticado e elegante, que ganha destaque com o painel volumétrico revestido com Prisma e detalhes marcantes.

Para conferir inspirações, dicas e projetos magníficos diariamente, fique de olho nas redes sociais da Castelatto! 

Notícias Relacionadas