Revestimento Adobe é ícone da Arquitetura Vernacular no Século 21

“Se a casa é o nosso templo, ela tem que ser o melhor lugar do mundo”. Essa é uma das frases de destaque da Designer de Interiores Lilian Santos, do @revestindoacasa, ao falar sobre a Arquitetura Vernacular.

Tema da  palestra da Casa Vogue Experience 2020, o conceito que inspirou o revestimento Abobe da Castelatto se mostra como um importante elemento para resgatar a memória afetiva. A tradicional Casa Vogue Experience foi realizada em uma versão totalmente online, trazendo uma série de palestras e demonstrações de ambientes inspirados no design e arquitetura de uma casa de 1950.

Em sua 6ª edição, a Castelatto também se fez presente com produtos que valorizaram os ambientes e inspiraram profissionais de arquitetura e interiores.

A Castelatto esteve presente em 3 espaços da exposição este ano. Veja a seguir:

Varanda: Piso Granitte Chiaro Rosso (design inspirado nos terraços italianos) com desenhos geométricos (novidade da Castelatto) trazendo um conceito contemporâneo e contrapondo aos móveis e vasos do ambiente.

Produto: Granitte Chiaro Rosso com desenhos geométricos⠀
Projeto: Casa Vogue Experience⠀
Foto: Favaro Jr. ⠀

Jardim: Piso permeável Ekko Plus Rosso casando perfeitamente com o conceito de sustentabilidade deste espaço, que recebeu o i3 da @bmwdobrasil – veículo desenvolvido com materiais renováveis e totalmente elétrico.

Produto: Ekko Plus Rosso
Projeto: Casa Vogue Experience⠀
Foto: Favaro Jr.

Sala de Jantar: Revestimento Adobe Terracota.

Produto: Adobe Terracota⠀
Projeto: Casa Vogue Experience⠀
Foto: Favaro Jr.

Dentre esses produtos, a Arquitetura Vernacular presente no revestimento Adobe, ganhou destaque como tema de uma palestra da colunista da Casa Vogue e criadora do blog Revestindo a Casa, Lilian Santos. Produzido em concreto arquitetônico, o revestimento reproduz com maestria a aparência da técnica original do tijolo de adobe.

A Arquitetura Vernacular é uma das linguagens arquitetônicas mais antigas da humanidade. Originalmente, o adobe era produzido artesanalmente, utilizando terra crua, palha e fibras naturais, seguindo um processo que envolve dar forma a cada peça e deixá-la secar ao sol. A Castelatto, por sua vez, uniu essa técnica à praticidade e à resistência do concreto. O resultado é uma cobertura única, com uma rusticidade que desperta a curiosidade dos olhos e do toque.

Na palestra, Lilian conta que o grande segredo da Arquitetura Vernacular é usufruir das singularidades e da abundância do que se tem na região. “Trata-se de simplicidade, sensibilidade às condições locais e identidade”, resume a profissional que está há 8 anos no mercado.

A apresentação contou com exemplos de construções com Arquitetura Vernacular desde sua origem até o século 21, no qual ela se tornou não só uma inspiração, como também uma tendência. “Hoje, a nossa casa é o nosso templo, então ela tem que ser o melhor lugar do mundo”, afirmou Lilian. Ela também pontuou que depois da pandemia, e da necessidade do distanciamento social, as pessoas passaram a perceber a importância de morar bem, em um lugar aconchegante e que reflita sua personalidade e história. “A Arquitetura Vernacular tem essa questão do resgate de memórias, de conexão com as nossas raízes”, destacou.

ADOBE

Sobre o revestimento Adobe da Castelatto, Lilian ressalta a qualidade com que a empresa consegue reproduzir as técnicas. “Ele – o revestimento – tem todas as características de um adobe natural e  toda a estética de um produto natural em concreto arquitetônico”, disse.

Resistência, durabilidade e praticidade de manutenção são algumas de suas qualidades. “Precisamos repensar o local onde vamos morar e valorizar as coisas simples da vida, o que é importante de fato”, ponderou. Além de sua aplicabilidade em ambientes residenciais, também foram abordados os locais de trabalho que, quando explorados com esse revestimento, são capazes de estimular criatividade, produtividade e qualidade de vida.

Toda a apresentação de Lilian Santos sobre a Arquitetura Vernacular na Casa Vogue Experience você confere abaixo:

Sobre Lilian Santos

Lilian Santos tem formação acadêmica em Design de Interiores e Marketing e é CEO do Revestindo a Casa, uma plataforma digital composta por blog e redes sociais (@revestindoacasa), na qual desmistifica todos os segredos do universo dos revestimentos.

Notícias Relacionadas