Estilos arquitetônicos: qual combina mais com você? Descubra!

Construir ou reformar é uma tarefa cheia de caminhos e, entre as diversas decisões a serem tomadas, o estilo de arquitetura que será utilizado é uma das principais. Afinal, quem não quer uma casa belíssima e que seja a sua cara?

Para ajudar nesta difícil missão, a Castelatto separou alguns dos principais estilos arquitetônicos utilizados atualmente. Confira as características de cada um e algumas inspirações para acertar na escolha!

Industrial

A decoração industrial costuma possuir grandes ambientes integrados, afinal, a sua origem vem de grandes galpões, os famosos lofts. Outra característica marcante da decoração industrial são as tubulações aparentes. Essas tubulações de metal geralmente são utilizadas para passar toda a fiação e, com acabamento envelhecido, contribuem ainda mais para o estilo industrial na decoração.

O acabamento das paredes também é um dos detalhes que os fãs desse estilo devem ficar atentos. Tijolo à vista e concreto aparente são os revestimentos mais utilizados. A grande vantagem é que esses tipos de acabamento garantem um toque bem acolhedor para o ambiente com decoração industrial.

O Designer de Interiores Nando Nunes apostou em tubulações aparentes nas luminárias, dando bastante destaque para os móveis de madeira. Na parede, o revestimento Apparente leva ao espaço o clássico concreto aparente, muito utilizado no estilo industrial. Foto por Elton Rocha.

Romântico

O estilo romântico é naturalmente delicado, sereno e íntimo, mas não possui necessariamente uma decoração feminina. O importante nesse estilo é ser acolhedor e confortável.

As cores associadas ao estilo romântico são suaves, com tons neutros como os pastéis e o branco. A essa paleta básica é possível adicionar pontos de cores fortes como verde, lilás, amarelo e azul. Estampas listradas e florais com inspiração vitoriana são as texturas mais utilizadas, porém é preciso ficar atento à utilização de muitos detalhes para que não haja exagero e sobreposição, fugindo da proposta do estilo arquitetônico.

A arquiteta Rosangela Pena criou um ambiente com decoração romântica utilizando como base tons de azul, fugindo da ideia de que o estilo romântico oferece uma decoração feminina. Ao fundo, o revestimento Infinity garante ainda mais elegância para o espaço. Foto por Sidney Doll.

Contemporâneo

Clean, funcional e simples: é assim que podemos definir o estilo contemporâneo. Com linhas retas, com poucos detalhes e superfícies mais lisas, a decoração contemporânea combina com a praticidade que as pessoas precisam hoje em dia. Como dizem, menos é mais!

Geralmente, são usados materiais como madeira, pedras (mármore e outras), metal prateado, aço, cimento e vidro. A paleta de cores utilizada no estilo contemporâneo é basicamente neutra, destacando-se o branco, o cinza, o preto, o bege, o marrom e suas tonalidades. É conhecido também como um estilo inovador, pois nele há o uso de bastante tecnologia. A automação de ambientes tem se tornado cada vez mais comum, por exemplo, com a criação de “cenas” luminotécnicas presentes nos projetos de decoração.

O arquiteto Fábio Barreto apostou em um ambiente com estilo contemporâneo, somente com os móveis essenciais e cores neutras. O Piso Paris na cor Chumbo se encaixou perfeitamente no ambiente.

Rústico

A decoração rústica não é apenas para casas de campo e veraneio. Ela tem sido cada vez mais usada e mesclada a outros estilos, em casas e apartamentos em grandes cidades, causando contraste.

Tons neutros e terrosos são bastante utilizados na decoração rústica e podem ser mesclados com branco e elementos espelhados ou vidro, deixando o ambiente bastante sofisticado. Podem ser utilizados quadros, painéis de madeira, esculturas de parede em madeira rústica ou pintada, entre outros acessórios. A decoração das paredes com tijolo aparente, revestimentos de concreto arquitetônico ou pedra natural deixam o ambiente mais acolhedor e aconchegante.

Nessa área gourmet, o conforto do revestimento Madeyra Vecchia se uniu com os móveis de cor branca, compondo um espaço sofisticado e, ainda sim, rústico. Foto por Inês Antich.

Gostou desses estilos e quer mais referências para se inspirar? Temos uma pasta repleta de projetos charmosos lá no Pinterest para te ajudar, confere lá!

Notícias Relacionadas