Ambientes aconchegantes para o inverno – dicas e inspirações

O inverno chegou ao hemisfério sul, trazendo consigo dias mais frios e aquela vontade de curtir o aconchego de casa com as pessoas que amamos. Ficar no sofá vendo TV, desfrutar de uma lareira e um bom livro ou até mesmo reunir os amigos para jantar e degustar um bom vinho são ótimas experiências para o inverno, que se tornam ainda melhores quando o ambiente é acolhedor e convidativo. 

O inverno chegou ao hemisfério sul, trazendo consigo dias mais frios e aquela vontade de curtir o aconchego de casa com as pessoas que amamos. Ficar no sofá vendo TV, desfrutar de uma lareira e um bom livro ou até mesmo reunir os amigos para jantar e degustar um bom vinho são ótimas experiências para o inverno, que se tornam ainda melhores quando o ambiente é acolhedor e convidativo. 

Pensando nisso, preparamos algumas dicas para deixar a sua casa ainda mais agradável para receber a estação e aproveitá-la da melhor forma: com muito aconchego e conforto! Vamos lá? 

  • Tapetes

Tapetes tornam qualquer ambiente mais convidativo! Além de aquecerem o ambiente, eles evitam o contato direto com o piso frio, proporcionando mais conforto. E engana-se quem pensa que o uso é restrito a salas e quartos: eles podem ser usados até mesmo na cozinha e no banheiro, dependendo do material. No inverno, tapetes mais felpudos para as áreas comuns e atoalhados para áreas úmidas são a aposta ideal. 

O tom terroso do revestimento Pedra Puglia Castanho torna o espaço aconchegante, arrematado por elementos como o tapete, manta e almofadas. Foto: Favaro Jr.

  • Iluminação 

A iluminação é algo que faz toda a diferença na sensação de conforto dos espaços. Lâmpadas em tons mais quentes, direcionadas de forma indireta ou em arandelas criam uma atmosfera muito acolhedora – por isso, é ideal que sejam usadas em espaços de relaxamento, como salas ou quartos. Evite usar luzes quentes em locais de maior atividade, como o home office ou cozinha. Dica extra: velas também são uma boa pedida para complementar!

Sensação de acolhimento ressaltada pela iluminação quente, que destaca a textura do revestimento Ecobrick Stone Capuccino. 
Projeto: Designers de Interiores Inara Petean e Ana de Castro | Foto: Favaro Jr.

  • Tecidos

Investir em almofadas, mantas e roupas de cama em tecidos quentinhos, como lã, flanela ou peluciados torna os espaços de descanso mais confortáveis – um verdadeiro convite para relaxar e aproveitar o friozinho. 

O clima de aconchego é garantido pelo revestimento Antique Patina, perfeitamente complementado pelas mantas e almofadas no décor. Foto: Favaro Jr.

  • Lareira

Nada mais aconchegante em um dia frio do que se sentar em frente a uma lareira, não é mesmo? A boa notícia é que, atualmente, ter uma lareira não precisa envolver uma obra se você não quiser: existem opções portáteis de diversos modelos que não precisam de chaminé, inclusive elétricas e ecológicas. Aposte!

A área de lazer com lareira é ideal para curtir momentos ao ar livre sem abrir mão do aconchego. 
Produto: Madeyra Vecchia | Projeto: Luciana Bernasconi e Mila Ricetti | Foto: Favaro Jr.

  • Madeira 

Usar madeira no décor já transmite um clima mais intimista e confortável por si só – afinal, o visual remete a rusticidade e, em tons escuros, favorece a sensação de calor nos espaços. Inspire-se no décor das casas de campo de forma prática e moderna com os revestimentos em concreto arquitetônico da Castelatto: as linhas Madeyra Vecchia, Shou Sugi Ban, Manaos e Antique proporcionam lindas composições!

Rusticidade & aconchego criam o clima ideal para o descanso ou leitura, em uma perfeita combinação do revestimento Shou Sugi Ban com a poltrona em couro. 
Projeto: EF Arquitetura | Foto: Favaro Jr.

  • Cores quentes 

Você sabia que todas as cores podem ser quentes ou frias? A quantidade de pigmentos vermelhos, azuis ou amarelos define se uma cor irá transmitir uma sensação mais calorosa e acolhedora, ou mais sóbria e fria. Sendo assim, apostar em cores em tons mais quentes no décor, como os terrosos, alaranjados e marrons, pode aumentar a sensação de calor e conforto dos espaços.

Imponente adega em tons quentes, destacada pelo Mosaico Oxyden 
Projeto: Arquiteta Deborah Nicolau | Foto: Marcelo Stammer

Gostou das dicas? Para conferir mais inspirações de ambientes aconchegantes para o inverno, acesse a nossa pasta especial no Pinterest.

Notícias Relacionadas